Workshop da Ascames reúne mais de 70 vereadores em Nova Venécia

por Administrador publicado 07/03/2018 10h20, última modificação 07/03/2018 10h21
Colaboradores: Foto – Thaise Muniz

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra e também presidente da Ascames Mulher, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), representou o Poder Legislativo Barrense em workshop realizado pela Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo (Ascames). O evento aconteceu dia 27, às 13h, no auditório da Câmara Municipal de Nova Venécia e contou com a participação de mais de 70 vereadores de 24 municípios capixabas. O tema foi: “O fortalecimento do Legislativo municipal com a criação da Ascames”.

O encontro reuniu vereadores dos municípios de Conceição da Barra, Nova Venécia, Boa Esperança, Pedro Canário, Sooretama, Águia Branca, Jaguaré, Vila Pavão, Alto Rio Novo, Colatina, Mucurici, Vila Valério, Ponto Belo, Pinheiros, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Baixo Guandu, Montanha, Aracruz, Colatina, Vitória, Laranja da Terra, São Gabriel da Palha e Marilândia.

A mesa foi composta pelos presidentes de Câmaras: o presidente da Ascames, Wilton Minarini (Baixo Guandu); o vice-presidente da Ascames, Gilson Lopes Filho (Laranja da Terra); presidente da Ascames Mulher, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (Conceição da Barra); e o analista jurídico da entidade, Antonio Emílio (Nova Venécia); Vinícius Simões (Vitória); Alcântara Filho (Aracruz); além do senador Ricardo Ferraço, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Paulo Roberto Ferreira e o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana.

Antonio Emílio, destacou a relevância do encontro e falou da satisfação por serem anfitriões de um evento de tal magnitude em um momento de grande importância para os vereadores, unindo forças para que se possa construir cidades melhores e municípios mais fortalecidos, porque essa é a proposta da Ascames, resumiu.

O fortalecimento do Legislativo municipal com a criação da Ascames também foi lembrado pelo presidente da entidade, Wilton Minarini: “Nos sentimos honrados em iniciar os trabalhos deste ano da Ascames em Nova Venécia, uma região rica e muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado. Somos 856 vereadores no Espírito Santo, e precisamos mostrar para a sociedade a nossa importância, e de que estamos a serviço da população”.

Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra e também da Ascames Mulher, falou do comprometimento do vereador com a população e ressaltou a importância da mulher no cenário político atual: “A participação feminina cada vez maior na política é algo que deve ser incentivado, pois é na Casa de Leis que acontece e começa o desenvolvimento de uma cidade”.

Já o vice-presidente da Ascames, Gilson Lopes Filho, afirmou que a sociedade busca verdadeiros representantes de suas demandas legítimas e que é imprescindível o fortalecimento do Legislativo municipal com qualidade.

Durante o evento, o professor Lucas Fonseca fez uma palestra motivacional sobre “Como Vencer os Desafios Atuais e Alcançar Melhores Resultados”. Em seguida, o senador Ricardo Ferraço abordou o tema “Análise da Conjuntura Política Nacional” e enfatizou o protagonismo das Câmaras na organização do poder local no regime democrático. Por último, representando o governador Paulo Hartung, o chefe de gabinete do governo, Paulo Roberto Ferreira, falou sobre o desenvolvimento do Espírito Santo no pós-crise. Paulo Hartung não pode comparecer ao evento por motivos de saúde.

Ascames

Criada em setembro do ano passado, a Ascames tem como objetivo principal fortalecer e valorizar a atuação dos vereadores partilhando pautas em comum e dividindo experiências entre os legisladores de todo o território capixaba.