Taxa de esgoto será tema de audiência pública em Itaúnas

por Administrador publicado 18/10/2015 14h05, última modificação 21/10/2015 23h17
Taxa de esgoto será tema de audiência pública em Itaúnas

Estação de Tratamento de Esgoto da Vila de Itaúnas

Cobrança indevida de taxa de esgoto sanitário será o tema principal da audiência pública que acontecerá às 19h do dia 20 (terça-feira) no auditório da sede do Parque Estadual de Itaúnas, no Distrito de Itaúnas, em Conceição da Barra, para debater sobre a cobrança da taxa de esgoto efetuada pela Companhia Espírito Santense de Abastecimento de Saneamento (Cesan) – cobrança esta, que vinha sendo contestada pelos moradores.

De acordo com o vereador e autor da Proposição, Adilson Vasconcelos Conceição (PPS), que também coordenará o evento, a audiência pública deverá reunir vereadores, representantes da Cesan, Prefeitura de Conceição da Barra, servidores da Câmara de Vereadores, entidades representativas da comunidade e moradores da Vila.

No encontro serão abordadas diversas questões, mas o tema central da discussão será os preços praticados pelos serviços de esgoto sanitário prestado pela Companhia Espírito Santense de Abastecimento de Saneamento (Cesan) aos moradores da Vila e, principalmente a forma que estão usando para a devolução dos valores cobrados a mais.

O vereador justificou a necessidade do debate em razão da cobrança indevida das taxas de esgoto sanitário. Segundo ele, a Cesan deve esclarecimentos aos usuários, que se sentem prejudicados com o valor cobrado pela empresa, o que eles consideram exorbitante e fora dos parâmetros estabelecidos em lei.

ETE

Com capacidade para tratar mais de 1,3 milhão de litros de esgoto por dia, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) inaugurada em 29 de julho de 2011, recebeu investimentos de R$ 5,3 milhões para implantação do sistema de esgotamento sanitário. Mas o que inicialmente parecia alegria virou tormento para a população, que passou a receber em suas contas de água, a cobrança de uma taxa de esgoto acima do que previa a lei que autorizava a Cesan a explorar os serviços de esgoto na Vila.