Estudantes visitam Câmara de Vereadores

por Administrador publicado 11/03/2016 16h15, última modificação 11/03/2016 16h15

Na tarde desta sexta-feira (11/03), alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Mário Vello Silvares, acompanhados da diretora daquele educandário, Andressa Cesconeto, da supervisora pedagógica, Olga Vasconcelos e da professora, Shirley Lopes, estiveram visitando a Câmara Municipal de Conceição da Barra para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo. A matéria faz parte da grade curricular de geografia.

As crianças foram recebidas pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), que fez explanações, falando sobre as atribuições do parlamentar e outras informações sobre o funcionamento do Legislativo Municipal. Durante a visita os alunos puderam ter maior clareza de como funciona a Casa de Leis e as prerrogativas dos vereadores na elaboração de leis e fiscalização quanto aos gastos públicos realizados pela Prefeitura e Câmara Municipal.

A vereadorra esclareceu dúvidas sobre a carreira política, a gestão da Casa e projetos da Câmara. Mirtes considerou gratificante a visita dos alunos, pois desperta nos jovens cidadãos o interesse político. “Política é trabalhar pela comunidade”, definiu. “Fazer com que eles percebam isso é essencial para diminuir a visão negativa sobre a política.”

A diretora Andressa Cesconeto, entendeu a experiência como bastante positiva, uma vez que está sendo abordado em sala de aula temas relacionado ao Poder Legislativo e outros órgãos públicos do município.

Com a experiência vivenciada, os estudantes poderão dar continuidade aos seus trabalhos em sala de aula. Para Mirtes Eugênia, a iniciativa foi importante, já que durante a visita os alunos questionaram vários pontos em relação à função dos parlamentares, oportunidade em que puderam fazer várias perguntas que irão somar em conhecimento, contribuindo para o exercício da cidadania, disse Mirtes Eugênia, lembrando que a Câmara Municipal é a Casa do povo e suas portas estão sempre abertas para receber a todos que a procuram.

De acordo com a supervisora Olga Vasconcelos, a iniciativa de ir até a Câmara tem como objetivo incentivar a reflexão dos alunos sobre questões que envolvem suas vidas. “Essa experiência vai incentivá-los a serem cidadãos conscientes”, afirmou.