Câmara Municipal comemora dia do município

por Administrador publicado 13/10/2015 18h55, última modificação 13/10/2015 20h15

No dia 6 de outubro, Conceição da Barra comemorou seus 124 anos de emancipação político-administrativa. A Câmara Municipal comemorou a data promovendo uma Sessão Solene, realizada às 10h no Palácio Humberto de Oliveira Serra, na sede do Poder Legislativo.

A solenidade, aberta ao público, contou com a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal, Anderson Kleber da Silva (SD) o Klebinho; dos vereadores Amauri Gomes Januário (PPS) – vice-presidente; Nildécia Vieira de Oliveira (PDT) – 1º secretário; Adilson Vasconcelos Conceição (PPS); Istelina Fundão de Oliveira Bôa (PRP); e Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR); do presidente do PPS, Ézio Marchiori; e representantes da sociedade civil de Conceição da Barra.

Além da sessão solene realizada pela Câmara Municipal em comemoração aos 124 anos de emancipação, a Prefeitura de Conceição da Barra também preparou uma programação especial entre os dias 6 e 12, com atividades esportivas, shows musicais, apresentações culturais, baile dos servidores públicos, e ainda a montagem de um parque de diversões na Praça da Folia, no Centro da cidade.

Falando da alegria em ser barrense, a vereadora Istelina Fundão, reportando-se à figura do saudoso José Basílio dos Santos a parlamentar falou do calor e o encanto do povo de Conceição da Barra, destacando ainda as belezas naturais, citando principalmente o por do sol no Cais do Rio Cricaré.

Chamando a atenção de seus pares em relação à falta de harmonia entre o Legislativo e o Executivo municipal, que está abalada, o vereador Adilson Vasconcelos lembrou que isto está trazendo um transtorno muito grande para os edis e também para a sociedade, e que neste momento, cada vereador possa refletir e ter a plena convicção do que cada um possa fazer pela população, ressaltando que, este distanciamento tem prejudicado o atendimento às Indicações dos vereadores, o que sem dúvida trás constrangimento para o parlamentar junto às comunidades. “Estou esperançoso e confiante em que haja uma mudança e que até o final de nosso mandato ainda possamos ver atendidos os anseios de nossa população”.

O vereador ressaltou, entretanto que sua fala não deve ser entendida como uma sintonia de divisão, mas de uma forma crítica, e parabenizou o prefeito Jorge Donati pela realização da obra de restauração do Centro Esportivo e Cultural, o que ele considerou de fundamental importância para o desenvolvimento do esporte no município.

“Ver que nosso trabalho não está surtindo efeito, de uma forma positiva, e que muitas de nossas ações realmente não acontecem, nos trás uma tristeza muito grande. O meu maior desejo é que realmente alguma coisa fosse consolidada, que nossas Indicações em prol das comunidades carentes fossem consolidadas pelo Executivo municipal, afinal fomos eleitos pelo povo para representá-los junto aos poderes constituídos”, pontuou Adilson Vasconcelos.

Mais contundente em seu discurso, a vereadora Nildécia Vieira foi enfática em relação à situação entre os poderes Executivo e Legislativo, que segundo ela, é apenas uma posição política do grupo, destacando que não é possível servir a dois senhores, lembrando que não é dona da verdade, mas prega o que acha que é justo e conclamou os vereadores a fazerem seu papel na fiscalização ao Executivo municipal.

Já a vereadora Mirtes Figueiredo se disse honrada em ser uma cidadã barrense e de, com seu trabalho, poder contribuir com o desenvolvimento do município. A parlamentar esclareceu que o vereador também tem sua parcela, uma vez que os projetos realizados pelo Executivo municipal passam antes pelo crivo da Casa de Leis, principalmente as Indicações encaminhadas pelos vereadores que servem de alerta e de parâmetro para a realização das ações do governo municipal junto às comunidades, principalmente as mais afastadas da Sede do município.

“O vereador é a voz do povo”, disse Mirtes, que citou a transformação da cidade com a realização de várias ações como ponto positivo da parceria entre o Executivo e o Legislativo, apontando entre muitas ações a realização de obras como calçamento de ruas em todo o município, o que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente daqueles que moram em bairros mais carentes.

“Hoje nós temos a transformação do bairro Bugia, que está linda, o Centro Esportivo e Cultural Dr. Aluízio Feu Smiderle, de uma beleza esplendorosa, além da entrega de tablets aos professores que foi um projeto de autoria do ex-vereador Ângelo César Figueiredo”, disse a parlamentar, lembrando que mesmo devagar as Indicações estão sendo realizadas.

E completou: “Sabemos que ainda falta muito para que o município chegue a um patamar aceitável, mas com vontade e determinação daqueles que querem o crescimento, o progresso e o desenvolvimento de Conceição da Barra, certamente realizaremos o desejo de nosso povo”.

Apesar de residir no município a partir do ano de 1995, o vereador Amauri Januário disse que se considera filho do coração depor ter escolhido a cidade como local de residência, lembrou que a data de emancipação política do município passa despercebida pela sociedade e embora tenha quatro séculos de povoação e a apenas 124 anos de independência de São Mateus, que ocorreu em 1891, foi a partir daí que a história do município começou a ser construída.

Na oportunidade o parlamentar apontou alguns problemas, mas falou da tranquilidade em morar neste balneário pelo fato de a população cultivar uma cultura de paz, de harmonia, o que é muito importante dentro da sociedade atual.