Braço do Rio sedia a 7ª Sessão Ordinária

por Administrador publicado 21/05/2016 17h10, última modificação 21/05/2016 17h14

O Distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra sediou dia 19, às 19h, a 7ª Sessão Ordinária deste ano, realizada na extensão da Câmara Municipal, quando foram apreciados e aprovados o Projeto de Lei (PL) nº 003/2015, requerimento, além de proposições apresentados por vereadores.

Dos projetos em pauta, foi aprovado apenas o PL nº 003/2015, de autoria da vereadora Sirlene Olímpio da Silva, que dispõe sobre oficialização e denominação do bairro São Jorge e seus respectivos logradouros, na sede do Distrito de Braço do Rio.

A vereadora justifica que a medida é uma antiga reivindicação dos moradores e tem como objetivo principal, melhorar a localização residencial, tanto para moradores, como para o Correios, entregadores e visitantes do local, diminuindo assim os transtornos, já que passará a ter a designação oficial e Código de Endereçamento Postal (CEP), definitivo.

Destaca-se ainda nessa justificativa o pensamento de que a cidadania dos moradores começa pelo direito ao endereço oficial de suas residências.

Já o PL nº 001/2016 que dispõe a sobre a Isenção de Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana aos portadores de doenças graves e incapacitante, de autoria do vereador Rogério de Oliveira Rufino, e, o PL nº 002/2016, este de autoria do Poder Executivo municipal e que cria o Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social denominada “Casa da Acolhida Tia Joana”, foram avocados pelo vereador Hermes da Conceição que pediu vista para poder analisar melhor os projetos e dirimir quaisquer dúvidas antes da apreciação e votação final.

Proposições apresentadas pelo vereador-presidente, Anderson Kleber da Silva:

- Que seja construído um cemitério em Sayonara, na região do Distrito de Braço do Rio, para atender a comunidade local e da região.

- Que seja realizado o patrolamento da estrada de acesso à comunidade Quilombola de Angelim II;

- Que seja estendido o atendimento médico a todos os moradores da comunidade Quilombola de Angelim II;

- Que seja instalado um Parquinho para atender as crianças que residem na comunidade Quilombola de Angelim II.

O parlamentar justifica em sua Indicação o fato de que os moradores da comunidade Kilombola de Angelim II, a 15 quilômetros da Sede do município de Conceição da Barra, que conta hoje com uma população de cerca de 220 pessoas, reivindica a manutenção da estrada que liga a localidade à Sede do município, bem como uma atenção especial na área de Saúde, estendendo o atendimento médico à todas as famílias que residem na localidade.

O vereador-presidente destaca ainda que sem qualquer opção de lazer, os moradores reivindicam também ao chefe do Executivo municipal, a instalação de uma área de lazer com um Parquinho para atender as cerca 20 crianças que residem no local.

Proposição apresentada em conjunto pelos vereadores Rogério de Oliveira Rufino e Juvenal Ferreira Estevo:

- Reivindica ao chefe do Executivo municipal a construção de um cemitério na localidade de Cobraice, em Braço do Rio, o que beneficiará as quatro comunidades locais e também comunidades rurais da região.

Proposições apresentadas pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo:

- Que seja retirada uma colméia de abelhas em um dos postes da Avenida Damasceno Xavier, no bairro Marcílio Dias I, próximo ao mercadinho da Dalva para que os eletricistas possam fazer a troca da lâmpada, queimada há quatro meses.

- Que seja retirado os resíduos de entulhos da Rua São Lucas, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

- Que seja reformado o Posto de Saúde localizado no Assentamento Paulo Vinhas.

Ainda durante a sessão, o agente de Extensão em Desenvolvimento Rural e chefe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), de Conceição da Barra, Felipe Silveira Vilasboas, apresentou aos vereadores e público presente, estatísticas dos resultados que Instituto realizou em 2015, neste município.

A apresentação desses dados acontece no momento em que o Incaper comemora 60 anos de atividade no Espírito Santo, e a atual diretoria quer implementar uma nova dinâmica de gestão com a apresentação dos resultados do ano passado, bem como o planejamento e expectativas para o ano de 2016.

Presidida por Anderson Kleber da Silva (SD), a sessão contou também com a participação dos vereadores, Amauri Gomes Januário (PPS) – vice-presidente; Nildécia Vieira de Oliveira (PDT) – 1º secretário; além de Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR); Carlos Rosário Duarte (PT); Hermes da Conceição (PRB); Adilson Vasconcelos Conceição (PSC); Istelina Fundão de Oliveira Bôa a(PSDC); Sirlene Olímpio da Silva (PROS); Juvenal Ferreira Estevo (PRP); e Rogério de Oliveira Rufino (SD).