Gestor de Segurança presta esclarecimentos na Câmara

por Administrador publicado 15/09/2017 14h30, última modificação 15/09/2017 14h30

Gestor de Segurança presta esclarecimentos na Câmara

 

Convocado para prestar esclarecimentos sobre a segurança em Conceição da Barra, o Gestor de Segurança Pública e Defesa Civil Municipal, Jalmas Ferreira Greis, em sessão ordinária realizada dia 17 de agosto, na Extensão da Câmara Municipal, em Braç o do Rio, apresentou uma síntese das ações que o Governo Municipal, juntamente com as Polícias Militar e Civil vem desenvolvendo no município.

Greis enumerou diversas ações que estão sendo implementadas no sentido de garantir mais segurança ao cidadão barrense e creditou a queda no índice de crimes registrada nestes últimos dois anos, não só pela excelente atuação da Polícia Militar e Polícia Civil no combate à criminalidade, mas também em relação às câmeras de videomonitoramento que tem contribuído muito para a elucidação de pequenos crimes como furtos e roubos à residências e comércio.

Greis destacou ainda a parceria do Poder Legislativo, que tem colaborado com o Poder Executivo e com a Polícia Militar e Polícia Civil em desenvolver ações que atendam aos anseios da população, que clamava por mais investimentos na área de segurança, tendo em vista a crescente onda de crimes registradas até 2015.

A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo, destacou a parceria com o Poder Executivo municipal e elogiou a o esforço das Polícias Militar e Civil no combate ao crime no município.

“Vivemos um momento em que a população vive uma sensação de paz, mas alertou: não podemos nos descuidar em relação à segurança em nosso município, e para isso, precisamos mais investimentos dos Poderes Federal, Estadual e Municipal. Além do aumento do efetivo policial, precisamos também aparelhar melhor as polícias através da aquisição de mais viaturas e equipamentos de segurança”, explicou Mirtes Eugênia.

E completou: “Precisamos dar uma resposta positiva à população, que vive hoje um momento de incerteza econômica e política devido aos desdobramentos das investigações da Lava Jato que vem investigando o desvio de dinheiro público, o que tem levado políticos e empresários para trás das grades”.

Na sequência da sessão foram discutidos e aprovados o Projeto de Lei nº 023/2017 que institui o “Dia Municipal do Condutor de Transporte Escolar”, no âmbito do Município de Conceição da Barra, de autoria da vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo; Projeto de Lei nº 020/2017 que altera nome de Avenida da Sede do Município de Conceição da Barra, de autoria do Poder Executivo municipal; Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2017 que dispõe sobre a Proposta Orçamentária do Poder Legislativo para exercício de 2018, de autoria da mesa diretora; além dos Requerimentos de: Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Floracy Rodrigues Linhares, de autoria dos vereadores Joilda Araújo dos Santos, Anderson Kleber da Silva e Sidiomar Souza Barbosa; Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Sebastião Cardoso de Andrade; e Moção de Congratulação ao senhor Antônio de Deus Lopes, ambos de autoria da vereadora Joilda Araújo dos Santos.

Já o Projeto de Lei nº 025/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Conceição da Barra para o período de 2018 a 2021; e Projeto de Lei Complementar nº 004/2017 que “altera o artigo 16 da Lei Complementar nº 013, de 3 de maio, que dispõe sobre a composição do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), ambos de autoria do Poder Executivo municipal, foram encaminhados às Comissões Permanentes da Casa de Leis, sendo ainda apresentado em Plenário o Balancete do mês de julho de 2017, do Poder Legislativo.

Presidida pela vereadora e presidente do Poder Legislativo, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), a sessão contou também com a participação dos parlamentares, Sidiomar Souza Barbosa (PSDB), vice-presidente; Luciara Ferreira da Silva (PSDB); 2ª secretária; Anderson Kleber da Silva (SD); Adilson Vasconcelos Conceição (PSC); Walyson José Santos Vasconcelos (PP); Joilda Araujo dos Santos (PRP); Jorge Rocha dos Santos (PSDC); Juvenal dos Santos (PSC); e George Batista Rodrigues (PV).

Os trabalhos legislativos foram auxiliados pelos servidores, Glícia Paris Mozer (chefe de Gabinete), Dr. Jadison da Costa Quartezazi (Sub-Procurador), Leandro Loiola (Secretário Legislativo) e Patrícia Bonifácio.

 

Proposição apresentada pelo vereador Jorge Rocha dos Santos:

 

– Que seja providenciada a pavimentação das ruas: Lucineide Conceição, Amarílio Lopes, Dermavalina Oliveira da Silva, localizadas no Bairro São Jorge.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação tem por objetivos de melhorar as condições destes moradores que se encontra nesta situação.

– Que seja providenciado um Ginecologista para o Pronto Atendimento (PA) de Braço do Rio.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação tem por objetivos, de atender todo o povo de Braço do Rio e toda região, que necessita deste atendimento, porque toda vez que a população precisa, ela é encaminhada até a Sede do Município, tendo em vista que nem toda população tem condições de estar se deslocando até a Sede do nosso Município.

– Que seja providenciada a continuidade da reforma do Pronto Atendimento (PA) de Braço do Rio, com urgência.

JUSTIFICATIVA: Apresente indicação se faz necessária, a pedido da população de Braço do Rio para que esta reforma seja concluída para trazer mais qualidade, conforto a nossa população que necessita deste serviço público.

 

Proposições apresentadas pelo vereador Anderson Kleber da Silva:

 

– Que seja acionada a EDP (Escelsa), empresa concessionária de energia elétrica, neste Município, para realização de serviço de remoção, realocação e substituição do poste de madeira localizado em frente ao nº 672 da Avenida Isaías Souza, no Distrito de Braço do Rio, neste Município, que além de apresentar uma necrose  (podridão) com cerca de 80 cm de altura, o que já comprometeu cerca de 70% do diâmetro do poste, ele está localizado a cerca de 1,5 metro da via pública.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação prende-se ao fato que o poste de madeira está seriamente danificado pela necrose, o que pode ocasionar sua queda, e sem dúvida consequentemente poderá levar a vítima a óbito.

– Que seja acionada a EDP (Escelsa), empresa concessionária de energia elétrica, neste Município, para realização de serviço de remoção, realocação e substituição do poste de madeira localizado em frente ao nº 639 da Avenida Isaías Souza, no Distrito de Braço do Rio, neste Município, que apresenta uma necrose (podridão) com cerca de 1,5 m de altura, o que já comprometeu cerca de 75% do diâmetro do poste, podendo desabar a qualquer momento.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação se reveste do fato que o poste de madeira está seriamente danificado pela necrose, o que pode ocasionar sua queda, e sem dúvida provocar um acidente com vítima fatal tendo em vista a rede, mesmo de baixa tensão, consequentemente poderá levar a vítima a óbito.

 

Proposições apresentadas pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo:

 

Que seja acionada a EDP (Escelsa), empresa concessionária de energia elétrica, neste Município, para realização de serviço de substituição do poste localizado em frente ao nº 679 da Avenida Jones dos Santos Neves, no Centro da cidade de Conceição da Barra.

JUSTIFICATIVA: Justifica-se a indicação tendo em vista que o poste está com a concretagem danificada e as ferragens expostas, o que sem dúvida, apresenta sérios riscos para a população, principalmente, por estar localizado em uma via pública bastante movimentada, e ainda ao lado de uma Igreja, a Presbiteriana Renovada e apenas 20 metros da Praça da Petrobras, local que registra um intenso fluxo de pessoas, em sua maioria crianças que utilizam a Praça para lazer.

Outro fator de risco é o fato do poste conduzir também duas redes elétricas, sendo uma de baixa tensão e a outra de alta voltagem, o que aumenta ainda mais o risco de uma tragédia preanunciada, caso ocorra a queda do poste.

Que seja realizado o desentupimento e reparos na rede de esgoto que despeja seus desejos no Rio Cricaré, no trecho localizado em frente à casa de nº 174 da Avenida 17 de Abril (Avenida Linha Verde), no Bairro Vila dos Pescadores (próximo à Peixaria do Kaká), nesta cidade de Conceição da Barra.

JUSTIFICATIVA: Justifica-se a indicação tendo em vista que o entupimento da boca das maninhas provocou pressão interna da rede de esgoto, o que acabou abrindo uma cratera na Avenida 17 de Abril, o que tem levado risco não só a saúde da população que residem nas proximidades, mas também a um grande risco de acidente.

Por ser uma avenida que interliga os Bairros: Vila dos Pescadores, Santo Amaro, São José, Marcílio Dias I e II, e, Floresta (Cohab II) ao Centro da cidade de Conceição da Barra, registra um intenso fluxo de pedestres e veículos, o que sem dúvida, coloca em risco não só a vida da população, mas também de motoristas, motociclistas e ciclistas que transitam pelo local.

Que seja acionada a EDP (Escelsa), empresa concessionária de energia elétrica, neste Município, para realização de serviço de realocação de dois postes localizados na Rua Jameleira, Bairro São José, nesta cidade de Conceição da Barra.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação prende-se ao fato que com o afastamento da linha do muro de um terreno particular, os dois postes ficaram cerca de dois metros dentro da referida via pública, o que tem causado vários acidentes durante manobras de veículos.

Destacamos ainda que aquela via pública está localizada próximo à Escola Astrogildo Setúbal Carneiro, o que contribui para o aumento do tráfego de veículos naquele local.

 

Proposições em conjunto dos vereadores: Joilda Araújo dos Santos e Sidiomar Souza Barbosa:

 

Que seja disponibilizado o Sistema de atualização do Cartão SUS na AMA do Distrito de Braço do Rio.

Justificativa: A presente indicação visa facilitar o acesso ao atendimento da população na atualização do Cartão SUS no Distrito de Braço do Rio. Uma vez que para fazer ou atualizar o Cartão SUS é preciso ir até Conceição da Barra, para realização do procedimento acima citado. E a maioria das pessoas estão encontrando dificuldade para realizar o trajeto por falta de condições financeiras.

– Que seja inserida através de Projetos, aula de Capoeira nas Escolas da Rede Municipal de ensino de Conceição da Barra.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação tem por objetivo inserir aulas de Capoeira nas escolas do nosso município. Nos últimos anos, a Capoeira vem passando por um processo de expansão, sua prática está sendo desenvolvida em diversas instituições da sociedade, como escolas, academias, clubes, centros comunitários, projetos sociais e faculdades. A Capoeira desenvolve no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar de forma lúdica, assim brincando, os alunos tomam consciência do seu corpo e de suas capacidades motoras, facilitando o crescimento cognitivo e afetivo. Dessa forma, ela possibilita a elaboração de trabalho de pesquisa, produção de texto, roda de debate, trabalhos de expressão corporal, encenação teatral, montagens coreográficas, confecções de instrumentos musicais, aprender a tocar instrumentos, a cantar e desenvolver letras de músicas, a roda de capoeira, festivais culturais, movimentos e golpes, vídeos aulas, pinturas e História.

– Que seja providenciada no Pronto Atendimento de Braço do Rio (São Judas Tadeu), uma sala com equipamentos necessários para a realização dos exames de ultrassonografia.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação tem por objetivo oferecer melhores condições de acesso às pessoas que necessitam fazer exames de ultrassonografia no Distrito de Braço do Rio. Uma vez que para fazer esse tipo de exame é necessário se deslocar até Conceição da Barra para a realização do mesmo, e as pessoas estão encontrando ampla dificuldade na realização do trajeto por falta de condições financeiras.

Que seja providenciado a implantação de uma Biblioteca Comunitária no Bairro Cobraice, Sayonara e no Distrito de Braço do Rio.

JUSTIFICATIVA: A presente indicação visa implantar Biblioteca Comunitária nestas localidades para suprir a carência de informação das mesmas, e funcionará como uma espécie de ferramenta na ação do desenvolvimento das comunidades, dessa forma ajuda diretamente na formação de novos leitores. A Biblioteca Comunitária além de promover a formação do indivíduo, o acesso à informação, possibilita também o resgate da cidadania, a autoestima e a integração social, no desenvolvimento de um olhar crítico e uma sociedade mais consciente. Como disse Sylvia Orthof: “Livro não é dever de escola, é direito do leitor.” Estes espaços de informações são tão importantes e funcionam como centros culturais, devem estar ao alcance de todos, com boa localização e horários que atendam o público em suas necessidades. Deve também disponibilizar um acervo que possibilite serem atendidas às suas demandas, tanto de materiais de entretenimento, quanto materiais educativos, nos diversos formatos: livros, revistas, jornais, e novas mídias como a Internet, DVD’s, CD’s e outros.

Que sejam retomadas as obras de pavimentação nas ruas dos Bairros: Cobraice e Sayonara (principalmente na rua que dá acesso ao CMEI “Joana Darc”, em Sayonara).

JUSTIFICATIVA: A presente indicação visa proporcionar melhorias e desenvolvimento no espaço urbano e na qualidade de vida da população.

 

Assessor Especial de Comunicação