Coordenador de Defesa Civil é sabatinado na Câmara Municipal

por Administrador publicado 11/09/2015 10h40, última modificação 11/09/2015 10h40

Convidado pela Mesa Diretora, o coordenador municipal de Segurança e Defesa Civil, Jalmas Ferreira Greis, esteve, dia 3 de setembro, na Câmara Municipal de Conceição da Barra para falar sobre as atividades do setor em que é titular. A convocação, requerida pelo vereador Rogério de Oliveira Rufino (PTB) foi aprovada em sessão realizada nas dependências da Escola Astrogildo Setúbal Carneiro, dia 20 de agosto.

A sessão, presidida pelo vereador e presidente do Poder Legislativo de Conceição da Barra, Anderson Kleber da Silva (SD), o Klebinho, aconteceu às 19h, no Plenário do Palácio Humberto de Oliveira Serra, na Sede do município de Conceição da Barra e contou também com a presença dos vereadores: Nildécia Vieira de Oliveira (PDT) – 1º secretário; Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR); Carlos Rosário Duarte (PT); Hermes da Conceição (PSB); Adilson Vasconcelos Conceição (PPS); Istelina Fundão de Oliveira Bôa (PRP); Sirlene Olímpio da Silva (PROS); Rogério de Oliveira Rufino (PTB); Juvenal Ferreira Estevo (PTB). Já os trabalhos legislativos foram auxiliados pelos servidores, Ademar Pereira Lima (chefe de Gabinete), Dra. Rosana Júlia Binda e Dr. Thiago Magela (Procuradores), além de Glícia Pariz Mozer, Leandro Fairick e Oziane Bonelá.

Após sua explanação Greis foi sabatinado pelos vereadores e falou das limitações que enfrenta, prestou esclarecimentos aos vereadores em relação às ações que a Prefeitura de Conceição da Barra, através da Coordenadoria municipal de Segurança e Defesa Civil vem implementando no município, principalmente em relação à erosão na Guaxindiba, e elencou também as ações e investimentos que vem sendo realizados na área de segurança.

Antecedendo à fala do coordenador municipal de Segurança e Defesa Civil, Jalmas Ferreira Greis, a acadêmica do Ceunes/Ufes em enfermagem, Dayane Moraes, juntamente com o técnico de enfermagem, Geraldo – soropositivo contaminado através de uma paciente com Hiv –, e Mauro, da Pastoral da Sobriedade, falaram sobre a campanha de “Mobilização municipal sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, como hepatite e Hiv, com a realização de testes rápidos, aconselhamento e palestras nas escolas, tendo em vista o alto índice de DST registrado no município.

Na sessão ainda foi apreciado e aprovado outro requerimento do vereador Rogério de Oliveira Rufino (PTB), desta vez convocando o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Saneamento, Habitação e Meio Ambiente (SEMDESHMA), André Luiz Campos Tebaldi, a prestar esclarecimentos sobre quais as ações implantadas pela SEMDESHMA, e, quais os projetos a serem implantados pela Secretaria na preservação e proteção do meio ambiente no município.

 

Proposições aprovadas:

1) – Proposição  apresentada pelo vereador Adilson Vasconcelos Conceição (PPS):

v  Requer ao prefeito Jorge Donati a reabertura do Cartório de Registro Civil do Distrito de Itaúnas.

O parlamentar justifica que os trabalhos realizados pelo Cartório são de extrema importância para os moradores da Vila de Itaúnas, visto a agilidade dada às necessidades da população daquela região.

O fechamento do Cartório prejudicou, não só os moradores da Vila, mas principalmente a população que reside nos assentamentos existentes no Distrito.

2) – Proposições apresentadas pelo vereador Rogério de Oliveira Rufino (PTB):

v  Requer que seja realizada a ampliação e reforma do PSF localizado na comunidade de Sayonara, no Distrito de Braço do Rio.

3) – Proposições apresentadas pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), requer:

v  Que sejam tomadas providências necessárias pelo setor de Zoonoses do município de Conceição da Barra no sentido de realizar ações de recolhimento de cães soltos nas ruas da cidade, principalmente os animais doentes, que trazem risco à saúde da população.

Além da insegurança ao cidadão, o recolhimento dos cães vai afastar também o perigo de contágio por doenças como lepra e raiva.

v  Que seja feito o serviço de remoção de um poste de madeira da Rua Vila Nova, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

A remoção do poste é justificada por estar em posição inclinada e poderá cair e provocar acidente, inclusive com possível vítima fatal.

Que seja construída uma passarela para pedestres e ciclistas em uma das laterais da ponte que liga o bairro Santo Amaro ao bairro Nossa Senhora Aparecida, na Sede do município.

Em sua justificativa, a vereadora destaca que, além de ser estreita a ponte é também muito utilizada por ciclistas e moradores dos bairros São José, Marcílio Dias I, Marcílio Dias II, Floresta e São Thiago, uma vez que é uma via de acesso rápido ao Centro da cidade.

v  Que seja feito o serviço de calçamento da Rua Vila Nova, no bairro Nossa Senhora Aparecida, na Sede do município.

A legisladora justificou que, dentre os investimentos da atual administração municipal no município, a infraestrutura urbana tem sido prioridade e a indicação apresentada visa reforçar a reivindicação dos moradores – há muito tempo apresentada –, e colocará fim aos transtornos em dias de chuva, devido ao lamaçal que se forma, e em dias de seca, muita poeira.

 

Requerimentos incluídos na pauta:

Usando das prerrogativas camerais, o presidente da Câmara colocou em votação nominal, a pedido do vereador Adilson Vasconcelos Conceição (PPS), três requerimentos – incluídos na pauta –, assinados também pelos vereadores Carlos Rosário Duarte (PT), Istelina Fundão de Oliveira Boa (PRP), Hermes da Conceição (PSB) e Nildécia Vieira de Oliveira (PDT), requerendo cópias integrais dos processos administrativos da contratação das bandas que se apresentaram no período de verão, réveillon e Carnaval; contratação de trios elétricos e palcos; contratação dos banheiros químicos; cessão da área para realização do evento “Arena do Farol”; contratação das empresas que realizaram os eventos; bem como, alvarás de localização e funcionamento expedido pelas autoridades, alvarás do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.

Os parlamentares justificam a necessidade de se apurar denúncias de irregularidades nas realizações dos eventos “Arena do Farol” e festividades de “Final de Ano” e “Ano Novo”, em 2014, além da realização do “Carnaval”, que aconteceu este ano.

Nesse sentido, foram aprovados outros dois requerimentos, de autoria dos parlamentares, convocando os secretários municipais de Administração, e de Turismo, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de irregularidades administrativas que aconteceram durante os eventos.

 

 

 

Assessor Especial de Comunicação