Clima de harmonia marcou a sessão ordinária em Braço do Rio

por Administrador publicado 31/05/2017 13h25, última modificação 31/05/2017 13h25

Sem projetos em votação, a pauta da 7ª sessão ordinária realizada dia 18 de maio, na extensão da Câmara Municipal, no Distrito de Braço do Rio se resumiu na apresentação, pelo pastor Oziel da Silva, da Igreja Nova Unção sediada naquele Distrito, um projeto que está sendo desenvolvido por aquela comunidade evangélica e a discussão em torno das Proposições apresentadas pelos vereadores.

Em busca de apoio dos parlamentares que compõem o Poder Legislativo de Conceição da Barra, o pastor Oziel da Silva, usou a tribuna da Câmara Municipal para apresentar um novo projeto esportivo que aquela comunidade evangélica está implantando naquele Distrito, principalmente, em ações como “missionários atletas da bola” em que envolve diretamente os jovens braçorrienses.

O pastor Oziel destacou a importância do projeto que visa trabalhar, principalmente, o resgate do jovem que se envolveu no mundo das drogas e reintegrá-lo na sociedade usando o esporte como ferramenta evangelizadora e de inclusão social.

Na sequencia, a tribuna foi ocupada pelo vereador Walyson José Santos Vasconcelos (PP) que cobrou ações mais enérgicas do chefe do Executivo municipal quanto à falta de atendimento às reivindicações dos parlamentares e também criticou a atraso no envio dos balancetes contendo as prestações de contas do município ao plenário da Câmara Municipal, principalmente, as contas referentes ao final do mandato do prefeito falecido, Jorginho Donati.

Já o vereador Anderson Kleber da Silva, o Klebinho (SD), também da base aliada ao prefeito Chicão, usou seu tempo para agradecer ao chefe do Executivo por haver atendido várias reivindicações suas, e, parabenizou Chicão pelo excelente trabalho que vem realizando, mas fez duras críticas ao Denit, que não faz a limpeza às margens da BR 101, em Braço do Rio e proíbe qualquer pessoa de limpar a área para cultivo.

Klebinho solicitou também ao prefeito, uma maior atenção para as comunidades de Braço do Rio, bem como reforçou o pedido de envio dos balancetes da Prefeitura à Câmara Municipal. E completou: “Vou estar sempre aqui para defender a atual administração, como também para cobrar mais atenção para nosso povo”.

O vereador Jorge Rocha dos Santos (PSDC) defendeu uma maior atenção do prefeito, principalmente, para a área educacional e citou como exemplo o fato do Centro de Excelência “Jorge Donati” estar funcionando há quase seis meses e ainda está faltando cadeiras escolares.

A sessão presidida pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR) contou com a presença dos parlamentares, Sidiomar Souza Barbosa, vice-presidente (PSDB), Almir Maia Machado, 1º secretário (PMDB), Luciara Ferreira da Silva, 2ª secretária (PSDB), Anderson Kleber da Silva (SD), Adilson Vasconcelos Conceição (PSC), Walyson José Santos Vasconcelos (PP), Joilda Araujo dos Santos (PRP), Jorge Rocha dos Santos (PSDC), Juvenal dos Santos (PSC) e George Batista Rodrigues (PV).

Os trabalhos legislativos foram auxiliados por Rosana Binda (Procuradora), Jadison da Costa Quartezani (Subprocurador), Glícia Pariz Mozer (Chefe de Gabinete), Leandro Fairick e Patrícia Bonifácio.

Além das proposições encaminhas à Secretaria Legislativa para envio ao Poder Executivo, também foi apresentado o Balancete do mês de abril de 2017 do Poder Legislativo.

 

Proposições apresentadas pelo vereador George Batista:

- Que seja feito reforma, manutenção ou troca de brinquedos da Praça Ody Pereira “Praça da Jaqueira”, bem como, do Bairro Santa Rita e no Assentamento Jundiá.

- Que envide todos os esforços possíveis para a construção de uma quadra de areia no Assentamento Jundiá.

- Que as crianças e jovens do Assentamento Jundiá sejam atendidos com o projeto Campeões de Futuro.

- Que seja enviado máquina do tipo retroescavadeira para a manutenção de poços de captação de água nas comunidades Assentamento Jundiá, Córrego do Jundiá, Córrego das Palmeiras, Assentamento Valdício Barbosa e Comunidade Água Preta.

 

Proposições apresentadas pela vereadora Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo:

- Que seja feita a reposição de lâmpadas queimadas e troca de luminárias danificadas na Rua André Rodrigues Camilo, no Bairro Vila dos Pescadores.

- Que sejam confeccionadas e instaladas placas nominativas em todas as ruas do Bairro Vila dos Pescadores.

- Que seja restaurada a margem da Avenida Linha Verde – que margeia o mangue –, no Bairro Vila dos Pescadores, e a continuidade ao calçamento em dois pontos: 1) – Entre A Peixaria Sabor do Mar e o galpão do Serjão, no Bairro Vila dos Pescadores; 2) – Entre a Rua Beco do Lauro, no Bairro Nossa Senhora Aparecida à Praça Adelar Xavier, no Bairro Marcílio Dias II.

- Que seja realizado o calçamento da Rua Beco do Daúde, localizado entre a Avenida Linha Verde e a Rua 22 de Novembro, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e que ainda não recebeu infraestrutura básica.

- Que seja realizada a capina do pátio da antiga Unidade de Saúde do Bairro Marcílio Dias II, e que atualmente abriga a unidade do NESF, do Centro da cidade.

- Que seja feita a substituição das lâmpadas queimadas, em todas as ruas do Bairro Vila dos Pescadores, principalmente, as ruas 22 de Novembro, 17 de Abril e Honório Silva Monteiro.

- Que seja realizado reparos no calçamento da Rua 17 de Abril, no trecho localizado em frente à Secretaria Municipal de Educação, no Bairro Vila dos Pescadores, que apresenta afundamentos e desníveis em alguns locais.

- Que seja feita a revitalização e urbanização da “Calçada do Lazer”, em frente ao restaurante Caranguejão, no Centro da cidade, com a implantação de jardins e instalação de bancos para uso dos moradores local.

- Que seja feita a reforma e pintura do muro do Cemitério, localizado no Centro da cidade.

- Que seja feita a retirada total dos escombros do imóvel localizado na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no Trevo da cidade e que seja feita a conclusão do calçamento daquela via pública.

- Que seja feita a capina e coleta de lixo e entulhos das ruas e calçadas do Bairro Vila dos Pescadores, em Conceição da Barra.

- Que seja feita a capina e coleta de lixo e entulhos ao longo do manguezal que margeia a Avenida Linha Verde, no Bairro Vila dos Pescadores e Nossa Senhora Aparecida, em Conceição da Barra.

- Que seja feita a realocação urgente de um poste de cimento da Escelsa, de dentro da Avenida Linha Verde, no Bairro Vila dos Pescadores, para cima da calçada da mesma via pública.

 

Proposições apresentadas pelo vereador Jorge Rocha dos Santos:

- Que seja dado continuidade a pavimentação Das ruas Manoel Sérgio e Devaldina Oliveira, no Bairro São Jorge (com urgência).

- Que seja providenciado funcionário para a biblioteca e cadeiras para o auditório do Centro de Excelência Educacional Jorge Duffles Donati (com urgência).

- Que seja feito a cobertura em frente ao portão do Centro de Excelência Educacional Jorge Duffles Donati, tendo em vista que os alunos ficam bastante tempo exposto ao sol e chuva (com urgência).

- Que seja providenciado a limpeza e patrolamento da Rua BR 05 (com urgência).

 

Proposições apresentadas pelo vereador Juvenal dos Santos:

- Acertar problemas na rede de esgoto da Rua Nova Venécia, no quarteirão entre a Escola João Bastos à Mercearia do Valdir.

- Que seja colocado um redutor de velocidade na Rua Antônio Lopes, bairro Quilombo Novo (Morro), próximo à Igreja Católica São Bartolomeu, pois os veículos e motos passam em alta velocidade, podendo com isso gerar acidentes.

- Que seja feita a limpeza e retirada de lixos depositados à beira do mangue, na linha Verde, e também a fiscalização para inibir a ação dos moradores de jogar lixo novamente no local, pois a destruição dos manguezais gera grandes impactos ao Meio Ambiente.

 

Proposições apresentadas pelo vereador Waliyson José Santos Vasconcelos:

- Manutenção nas ruas da Vila de Itaúnas.

- Preparo de solo nas comunidades rurais de Paulo Vinhas, Valdício Barbosa e Angelim.

- Abrir a rua da matinha e colocar iluminação.

- Que seja providenciado um veículo para o Centro Administrativo de Itaúnas.

- Que seja providenciado em regime de urgência a manutenção dos equipamentos odontológicos da unidade de saúde da Vila de Itaúnas.

- Que seja providenciado a reforma da quadra da Vila de Itaúnas.

- Que seja providenciado em regime de urgência a transferência da unidade de saúde para o Posto de Saúde, pois encontra-se funcionando na Associação de Pesca.

 

Proposição apresentada pelos vereadores:

- Que seja construído um REDUTOR DE VELOCIDADE em frente ao Posto da Barra, localizado na Rod. Adolpho Serra, Bairro Maria Manteiga, neste Município, e, retirados os 02 (dois) quebra-molas localizados nas proximidades do mesmo posto de gasolina.

 

Proposições apresentadas pela vereadora Joilda Araújo dos Santos:

- Que seja providenciado o retorno e funcionamento das Caixas Postais do posto de atendimento do Correios, em Braço do Rio.

- Que seja providenciado mais um suporte com luminária para todos os postes de iluminação pública que ficam nas esquinas das ruas do Distrito de Braço do Rio, Bairro Cobraice e Sayonara.

- Que sejam providenciadas substituições de lâmpadas queimadas nos postes da Rua Temistocles Donati (Rua do Alemão), sentido fazenda do Ni.

- Que seja providenciado patrolamento da estrada de chão que liga Cobraice à BR 101, sentido Braço do Rio e reparo nas arvores (cerca viva).

- Que seja providenciada a instalação de um redutor de velocidade no trevo do Bairro Cobraice.

 

Assessor Especial de Comunicação