Câmara realiza sessão solene para homenagear Mestres do Folclore e da Cultura, neste sábado (20), em Itaúnas, Conceição da Barra, no ES

por Administrador publicado 19/01/2024 14h40, última modificação 19/01/2024 14h40

1 Grupo folclórico de Conceição da Barra, ES Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, realiza, às 20h30 deste sábado (20), na Vila de Itaúnas, sessão solene para homenagear Mestres do Folclore e da Cultura com o Título de Cidadão Honorário e medalha “Carmem Jacinta de Almeida”, em reconhecimento aos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do folclore e da culta no município. Ao todo, 35 pessoas serão homenageadas durante a sessão solene.

A honraria, aprovada pela Câmara Municipal de Conceição da Barra, e de autoria da Mesa Diretora da Câmara, foi criada através do Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2023.

A Medalha, direcionada a pessoas que comprovadamente tenham oferecido contribuições de relevância para o desenvolvimento do folclore e da cultura no município, será entregue à Berto Florentino – Mestre; João de Deus Falcão dos Santos – Mestre; Wantuil Gomes – Mestre; Anísio Ribeiro – Mestre; Angelo Camillo – Mestre; Nilo Barbosa da Silva – Mestre; José Carlos dos Santos – Mestre; Benedito Castro dos Santos – Mestre; Euclides dos Santos Guilherme – Mestre; Lucas André Maia dos Santos – Mestre; Antônio Conceição Santos – Mestre; Juscelino dos Santos Guilherme – Mestre; Benedito Conceição Filho – Mestre; Osmara dos Santos Guilherme – Mestra; Gessi Cassiano – Mestra; Douglas dos Santos Alexandre – Mestre; Maria Amélia – Mestra; Isaque Maia Eloi – Mestre; Benedito Paixão dos Santos – Mestre; Antônia de Castro Clarindo – Mestra; Lucas de Oliveira Santos – Mestre; Dária Bóbbio Lima – Mestra; Raoni Carvalho Mourão – Mestre; Domingos Falcão dos Santos – Mestre; Carlos Alberto Falcão dos Santos – Mestre; Wanderléa Campos da Paixão – Mestra; Salomão da Silva Pinto – Apoiador; Natan Santana dos Santos – Apoiador; Daniela Almeida Pestana – Apoiadora; Adilson Vasconcelos Conceição – Apoiador; Walyson José Santos Vasconcelos – Apoiador; Ana Angélica Corrêa Valpassos Motta – Apoiadora; Osvaldo Martins de Oliveira – Apoiador; Maria Catarina Paixão Maia – Apoiadora; Luiz Henrique Rodrigues – Apoíador.

 

2 Presidente da Câmara, Isaque Maia Eloi, destaca a importância do folclore e da cultura em Conceição da Barra, ES Foto: Divulgação

“A homenagem a essas personalidades com a medalha ‘Carmem Jacinta de Almeida’ é o reconhecimento ao trabalho daqueles que se dedicaram em manter as tradições dos antepassados em nosso município, seja no folclore ou na cultura ou que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento cultural na Região Norte do Estado, bem como pelo seu trabalho e dedicação”, disse o presidente da Câmara Municipal, Isaque Maia Eloi.

Sinônimo de cultura popular, o folclore é considerado a identidade social de um povo, porque um povo pode ser identificado através das suas tradições. Grande parte das tradições populares de Conceição da Barra são preservadas por meio do folclore e da cultura popular que se faz rica por agregar valores para as gerações.

O folclore barrense é considerado um dos mais ricos do Espírito Santo, e é através dele que é mantido o saber popular, as histórias que são passadas de geração em geração e que fazem parte da história dos nossos antepassados.

Para Isaque Maia, o folclore e a cultura são os guardiães do passado e revela elementos da sociedade, formando identidades que se preservam ao longo dos tempos. “Trata-se de reconhecer a memória e dar continuidade às tradições”, finaliza.

 

Texto: Severino Vieira de Paula