Câmara Municipal comemora Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense

por Administrador publicado 31/05/2017 13h42, última modificação 31/05/2017 13h42

Dia 23 de maio, a Câmara Municipal de Conceição da Barra comemorou o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense com sessão solene realizada no Palácio Humberto de Oliveira Serra, na Sede do município, data em que se comemora a fundação do município de Vila Velha. A cidade já foi capital do Estado, e hoje é a mais populosa e antiga do Espírito Santo.

Para a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), a sessão em comemoração ao Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense é de fundamental importância num período em que as raízes culturais estão sendo mais valorizadas e o fortalecimento da identidade do capixaba aos poucos vem sendo solidificada no cenário nacional.

“O dia 23 de maio é de importância sentimental ímpar para o povo de todo o Espírito Santo. Desde os primeiros anos escolares aprendemos que o Estado, nos moldes institucionais como o concebemos hoje, teve seu início no dia 23 de maio de 1535 quando o donatário português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania do Espírito Santo, chegou a bordo da caravela Glória, juntamente com cerca de 60 homens, na Prainha, região hoje compreendida pelo município de Vila Velha  com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo”, detalhou Mirtes Eugênia.

Em um rápido histórico sobre o início da colonização do Solo Espírito-Santense, Mirtes destacou que primeira vila foi erguida, por ordem de Vasco Coutinho, aos pés do Morro do Moreno. De imediato os colonizadores tiveram de enfrentar o primeiro contratempo: a reação hostil dos índios. Então construíram uma paliçada de troncos de árvores para defender a pequena faixa de praia onde levantaram a primeira igreja e cerca de 30 casas para abrigar a comitiva que veio com o donatário.

Mas, devido à grande resistência dos índios, que impediam o crescimento do povoado, e após um longo planejamento, Vasco Coutinho concluiu que não haveria melhor lugar para instalar a nova vila do que a ilha de Santo Antônio, que hoje é a cidade de Vitória.

Vila Velha foi sede da capitania até 1549, quando o título foi transferido para Vitória. Em 1750, Vila Velha foi considerada um Distrito e, em 1890 conquistou o título de município. O início do desenvolvimento da cidade foi marcado pela chegada da luz elétrica em 1910, da água encanada e do bonde em 1912.

A sessão presidida pela vereadora e presidente da Câmara Municipal, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo (PR), contou com a presença de representantes da sociedade local, do gerente do Banco do Brasil, Alessandro Schoerer, do pastor Oziel da Silva, da Igreja Nova Unção, além dos vereadores Sidioma Souza Barbosa vice-presidente (PSDB); Almir Maia Machado, 1º secretário (PMDB); Luciara Ferreira da Silva, 2ª secretária (PSDB); Adilson Vasconcelos Conceição (PSC); Joilda Araujo dos Santos (PRP); Jorge Rocha dos Santos (PSDC); e Juvenal dos Santos (PSC).