Alunos da Escola Dr. Mário Vello visitam Câmara Vereadores

por Administrador publicado 08/04/2018 16h30, última modificação 09/04/2018 14h32

O que fazem os vereadores?; Como sabem das necessidades do povo? Como dividem o Poder?; e, O que fazem quando o prefeito não cumpre a Lei? foram questões da grade curricular abordadas pelos alunos do 4º Ano da EMEF Dr. Mário Vello Silvares, em visita à Câmara Municipal de Vereadores de Conceição da Barra, dia 25 de março do corrente ano.

Acompanhados da supervisora pedagoga, Rozana Ferreira Lima e das professoras orientadoras da atividade, Syomara Lopes Clarindo e Shirley Lopes, os estudantes foram recepcionados pela vereadora presidente da Câmara Municipal, Mirtes Eugênia Rodrigues Pereira Figueiredo, oportunidade em que conheceram as instalações do prédio do Legislativo e conversaram com a presidente da Casa de Leis.

Com o objetivo de familiarizar os estudantes com a rotina da Câmara, Mirtes Eugênia aproveitou o momento e fez com os alunos uma simulação “in loco” assentando os alunos nas cadeiras de vereadores e na Mesa Diretora para que tivessem uma noção mais exata do funcionamento do Plenário durante as sessões legislativas.

A presidente esclareceu também dúvidas sobre a carreira política, a gestão da Casa e projetos da Câmara. Mirtes considerou a visita dos alunos da EMEF Dr. Mário Vello Silvares gratificante, pois, segundo ela, desperta nos jovens cidadãos o interesse político. “Política é trabalhar pela comunidade”, definiu. “Fazer com que eles percebam isso é essencial para diminuir a visão negativa sobre a política brasileira”, pontuou.

“Essa experiência vai incentivá-los a serem cidadãos conscientes”, afirmou Mirtes. Outra motivação para o interesse dos alunos é o fato de a Câmara ser presidida por uma mulher, o que sem dúvida facilitou uma maior aproximação e entendimento sobre a política da Casa pelos estudantes.

De acordo com a professora Shirley Lopes, a iniciativa de ir até a Câmara tem como objetivo incentivar a reflexão dos alunos sobre questões que envolvem suas vidas. “A visita começou pelo Poder Legislativo e a próxima etapa é visitar o Poder Executivo Municipal e o Poder Judiciário”, frisou.