A Câmara Municipal Apoia o Outubro Rosa

por Administrador publicado 10/10/2019 17h55, última modificação 11/10/2019 13h05

Enfim, outubro chegou! No mês mais feminino do ano, o mais importante é a abordagem sobre o movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa, campanha que tem ajudado muitas mulheres ao redor do mundo na luta contra o maior vilão entre os cânceres femininos.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. Em 2018, foram 59 mil novos casos. Já o câncer de colo do útero vem em terceiro lugar, com 16 mil novos casos no ano passado.

A principal arma contra a doença é o diagnóstico precoce. Por isso, as mulheres devem realizar o exame preventivo anualmente e ficarem atentas a qualquer mudança nas mamas. Também é indicado realizar a mamografia anualmente a partir dos 50 anos. Com dados tão alarmantes, devemos cuidar para que essa estatística seja cada vez menor.

A campanha “Outubro Rosa” busca alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do tumor. Cuidados com a saúde nunca são demais. Não se acomode, procure sempre um especialista em caso de sintomas. Lembre-se sempre que apenas o autoexame não basta, pois todo nódulo em estágio inicial quase nunca pode ser perceptível por exame de toque. Por isso, faça regularmente a mamografia. Procurar o tratamento em seu estágio inicial tornam as chances de cura superiores a 95%.

A Câmara Municipal apoia o movimento Outubro Rosa.

 

 Assessoria de Comunicação Câmara Municipal Conceição da Barra